15 de dez. de 2011

Aviso aos Evangélicos

Discurso proferido dia 03/12/2011 pelo pr. Marcos antonio na PIB de Caxias como patrono da turma de formandos da faculdade teológica batista caxiense.

Que a paz do senhor esteja com todos.

Sinto-me honrado por ter sido escolhido por vocês como patrono da turma.

A minha palavra será breve, consistirá apenas em reforçar tudo o que estudamos e meditamos em sala de aula em prol do reino de Deus, e admoestá-los mais uma vez a se predisporem, a mudar para o bem estar do verdadeiro evangelho de cristo a situação que ora a igreja do senhor atravessa.
Admitamos, vivemos hoje momentos de muita confusão teológica, os modismos tem sobrepujado e muito o ensino da bíblia. Lembrem-se que eu coloquei ainda mais o dedo nessa ferida, dizendo que o que se pratica hoje na maioria das igrejas evangélicas não é o verdadeiro cristianismo e sim,um evangelho católico medieval paganizado.

O conceito no qual estamos alicerçados é o católico pagão, trocamos apenas uma igreja com imagens para uma igreja sem imagens, mas, o nosso conceito é católico romano pagão, existem muitas crendices em nossas igrejas, muito misticismo e superstições...e. Olha o ponto a que chegamos:

Um evangélico e um católico discutiam, e o assunto girou em torno das crendices e das superstições da igreja católica romana como, por exemplo, rezar aos santos, acender velas para as almas, utilizar objetos ungidos como meio de obter curas e milagres etc. etc., e o evangélico disse ao católico... Vocês precisam parar com essas crendices, voltem para a bíblia....conselho correto, abram aspas “ se os evangélicos não usassem alguns desses recursos também” fechando aspas,...e o católico riu, e respondeu o seguinte para o evangélico...ah é!!!...e porque vocês crentes se utilizam das campanhas de 7 dias com o intuito de conseguir coisas de Deus?? Correntes de orações (que não passam de novenas no catolicismo) para buscar bênçãos de Deus?..porque vocês evangélicos se utilizam de sal grosso, rosa e outros objetos ungidos para se protegerem do mal, deus não é suficiente??..e o católico continuou arremessando contra o evangélico, porque vocês usam a frase herética que a oração move o braço de Deus, se a bíblia ensina que o braço de Deus não está encolhido? Vocês precisam voltar para a bíblia, finalizou o católico.... E eu fiquei pensando!..enquanto nós, os evangélicos, estivermos usando sabonete ungido para atrair bons fluidos, folha de arruda para dar sorte, o salmos 91 aberto na cabeceira da cama para afastar o mal, copo com água em cima do rádio ou da TV, para que depois da oração do missionário, apóstolo ou pastor, Deus através da água fluidificada com a oração do líder cure enfermidades, enquanto acreditarmos ingenuamente que uma toalhinha ungida passada na fechadura de um banco, tem o poder de fazer dívidas desaparecerem....estamos proibidos de falarmos das crendices da religião dos outros, sabe porque? Por uma razão muito simples..... Nosso telhado também é de vidro!

Que esse tempo que passamos juntos numa sala de aula, tenha sido suficiente para fazer vocês refletirem da necessidade de que algo muito urgente precisa ser feito, que Deus lhes dê coragem de mudar conceitos já estabelecidos em nosso meio, como por exemplo, que o brado da igreja não deve ser: vamos decretar nossas bênçãos!...porque o ensino do cristianismo genuíno não é determinar bênçãos, e, sim já agradecer por elas, pois a bíblia revela que em deus tudo existe!..,nada existe fora de Deus ( atos cap. 17:28) diz que em Deus nos movemos, existimos, e vivemos, mas romanos 3: 12 diz que todos nós rompemos com Deus no éden, e a consequência desse nosso rompimento com Deus seria deixar de existir, nós e toda a criação, e já que a humanidade é a coroa da criação, tudo teria que deixar de existir, mas ainda estamos aqui, respirando, vivendo,porque não fomos extintos?? Porque a santidade de Deus não nos lançou na inexistência??? Resposta: a graça de deus em cristo Jesus que morreu antes da fundação do mundo nos proporcionou perdão e manutenção, e isso, já é uma grande bênção, já devemos nos dar por satisfeitos, pois é um milagre que se repete todos os dias.

Outro conceito errado na igreja é que temos que ser cabeça e não cauda, mas a Bíblia diz que não somos cabeça de nada! Diz a Bíblia que somos um corpo, cuja cabeça é Cristo, então ninguém deve ser estimulado a ser cabeça, pois este cargo já está ocupado por Jesus Cristo nosso senhor.. E também não somos cauda, somos membros desse corpo.

E qual deve ser o brado da igreja?? O brado da igreja deve ser....senhor plante-me onde houver injustiça para que eu seja carvalho de justiça......a  nossa oração deve ser..... Senhor não permita que eu fique indiferente a luta do pobre, do necessitado, do indefeso e daquele que sofre injustiça, esse deve ser o brado da igreja, e não decretar bênçãos, querer ser cabeça, ou pisar na cabeça da serpente.

Resumindo: mantenham os pilares do cristianismo bíblico firmes, se esforcem para isso! Mas já avisei a vocês de antemão, lembram!? Não será tarefa fácil! Dentro da própria igreja haverá resistência e perseguição. Cabe citar aqui Charles Spurgeon, pregador batista, que por causa dessa mesma motivação, foi abandonado pelos seus ex-alunos porque ele denunciou apostasia dentro da união batista britânica, na época uma potência denominacional.

Vale a pena lembrar o que disse A.W.Tozer pouco antes de morrer... Declarou o seguinte: por causa do que eu tenho pregado, por defender a fé bíblica, não sou bem recebido em quase nenhuma igreja na America do norte... São esses e outros testemunhos que me motivam a continuar batalhando pela fé que uma vez por todas foi entregue aos santos......e espero que motive vocês também.

Termino com Ariovaldo ramos que escreveu “não quero mais ser evangélico” vou resumir sua mensagem... Ele diz que ser evangélico pelo menos no Brasil, não significa mais ser praticante, pregador do evangelho das boas novas de Jesus cristo, mas a condição de membro de um segmento do cristianismo com cada vez menor relacionamento histórico com a reforma protestante. Ser evangélico significa hoje, fazer parte do segmento mais complicado, controverso, dividido, e contraditório do cristianismo...não quero mais ser evangélico, quero voltar para Jesus cristo para a boa noticia que ele é e ensinou, voltemos a ser adoradores do pai, porque segundo Jesus são estes os que o pai procura, e não por obras especializadas ou profissionais da fé, voltemos a graça, a centralidade da cruz, onde tudo foi consumado... Voltemos as orações e jejuns não como fruto de obrigação ou moeda de troca, mas como namoro apaixonado com o ser amado da alma resgatada...quero voltar a ser guardião do meu irmão, e não seu juiz...voltemos ao sermos servos uns dos outros...que o culto seja do povo e não dos dirigentes...chega de shows...porque a pressão pelo crescimento?? Jesus não nos ordenou ser uma igreja que cresce, mas uma igreja que aparece: assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam vossas boas obras, e glorifiquem o vosso pai que está nos céus (MT 5:16)... Deixemos o crescimento para o espírito santo que acrescenta a cada dia os que haverão de ser salvos sem adulterar a mensagem... Não quero mais ser evangélico como o é entendido hoje neste pais...quero ser cristão...um cristão integral, segundo a reforma e os pais da igreja, calcados na infalível e inerrante palavra de deus.

Tornai-vos para mim,... E eu tornarei para vós .diz o senhor dos exércitos..... Que Deus os abençoe.

Um comentário:

liberaremos somente comentários pertinentes