1 de mar. de 2012

O que é o Neopentecostalismo?



É uma vertente do Evangelicalismo, surgido sessenta anos após o movimento pentecostal no inicio do século xx, em 1906 (na Rua Azuza) ambas nos Estados Unidos da América.
Em alguns lugares são chamados de carismáticos, tendo como exceção o Brasil, onde essa nomenclatura é reservada quase que exclusivamente para um movimento dentro da igreja  católica chamada renovação carismática. Indo direto ao ponto, o movimento neopentecostal é o movimento da nova era introduzido no seio da igreja de Cristo, é um movimento apóstata que vem tomando força, principalmente no nosso Brasil varonil.  Trata-se de um retorno ao paganismo, por isso o movimento neopentecostal é também chamado de neo Babilonismo.
                                  SUAS  DOUTRINAS.
Difere-se de uma igreja para outra ficando a cargo da suposta  REVELAÇÃO que o líder recebeu de DEUS. Logo, grande parte das  doutrinas  Neopentecostais  é oriunda de alguma suposta revelação, e o líder é uma espécie de iluminado, que Deus levantou para pregar verdades Bíblicas que as demais igrejas não entenderam ou esconderam do povo, logo de cara, podemos afirmar  que essa é  a característica de uma Seita.  Pois toda seita alega que ao seu líder, Deus revelou o verdadeiro Evangelho que foi adulterado ou corrompido pelo Clero Cristão. ( assim alegam os  Testemunhas de Jeová, Adventista do Sétimo dia, Mormonismo, Igreja da unificação do Reverendo Moon, kardecismo etc.)
Para entendermos melhor essa questão  irei exemplificar  como isso funciona  com uma doutrina que é o carro chefe do movimento neopentecostal: a doutrina da Benção e Maldição ou a Teologia da Prosperidade .
Os atuais lideres  do neopentecostalismo  direto ou indiretamente segue  o ensino de Kenneth Hagin  ( já falecido) um Pastor Americano  que alegou ter recebido um revelação diretamente de Deus.  Hagin  identifica a maldição de gálatas 3:13 que diz que Cristo nos resgatou da maldição da lei   com Deuteronômio 28 que fala da maldição da lei mosaica.
Explicando: Gálatas cap. 3:13,14  diz que Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se ele próprio maldição em nosso lugar ( porque está escrito: maldito todo aquele que for pendurado em madeiro). 14) para que a benção de Abrão chegasse aos gentios, em Cristo Jesus, a fim de que recebêssemos pela fé, o Espírito prometido.
O que Kenneth Hagin fez, foi  identificar, associar, a maldição de gálatas 3:13, com deuteronômio cap. 28 em que Deus promete ferir o povo judeu com morte, pobreza,e doença caso fossem infiéis a seu pacto sobre a lei de Moisés.
O problema é que a maldição de gálatas 3:13, é  a  maldição de Deus sobre o pecado, ou a ira de Deus, ou juízo de Deus que se encontra na humanidade sem Cristo, não tendo nada haver com benção e maldição na lei Mosaica, Hagin chega a afirmar, e  assim crêem os  neopentecostais ,que  HOJE, os cristãos adoecem, e passam por dificuldades financeiras  como conseqüência da maldição da lei de Moisés no Antigo testamento, misturando graça com lei, Antigo testamento com o Novo testamento, Biblicamente  a Igreja não se encontra debaixo da lei  mosaica, a lei foi abolida para a Igreja, logo, a  maldição de Deuteronômio 28 diz respeito apenas  aos judeus do Antigo Testamento, Romanos 10: 4 diz com todas as letras que o fim da Lei é Cristo.
Onde está o engodo? É que Hagin alega ter recebido esses ensinos diretamente do Senhor Jesus por revelação, ele, e outros  lideres do neopentecostalismo se colocam como ungidos de Deus, profetas dos dias de hoje que receberam diretamente de Jesus novas revelações que não foram dadas  nem a Pedro, nem a João, nem a Paulo mas a eles, nesses últimos tempos, e isso é muito perigoso pois sobre isso ,a Bíblia Sagrada nos alerta através do próprio Senhor Jesus no Evangelho de Mateus cap. 7: 15, 21 quando Ele diz “Acautelai-vos dos falsos profetas, que se vos apresentam disfarçados em ovelhas, mas por dentro são lobos roubadores. 21- Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! Entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus”. Ainda  no Evangelho de Mateus o Senhor Jesus no cap. 24 v. 4 nos alerta dizendo :  Vede que ninguém vos engane, então precisamos estar cientes  de que qualquer Igreja que aceite as doutrinas  neopentecostal, seja a doutrina gedosista, a doutrina da brecha, a teologia da prosperidade ou confissão positiva  estará aceitando por assim dizer a afirmação de Hagin, e de outros lideres que essa nova doutrina foi-lhe revelada por Jesus Cristo, então foi por revelação e como essa revelação não se encontra na Bíblia Sagrada logo Hagin e outros líderes inspirados juntam-se aos hereges das principais seitas como Charles Tazel Russel das Testemunhas de  Jeová, Joseph Smith Jr do Mormonismo, Ellen White da Igreja Adventista do Sétimo dia, Rev. Moon da Igreja da Unificação etc. etc.
Conclusão: temos que deixar de ser meninos, levados por todo tipo de doutrina, sejamos mais críticos, e sigamos corretamente a advertência de Paulo na sua segunda carta a Timóteo cap. 4 v. 3 ao 5 que diz “ pois haverá tempo em que não suportarão a sã doutrina; pelo contrário, cercar-se-ão de mestres segundo as suas próprias cobiças, como que sentindo coceira nos ouvidos; e se recusarão a dar ouvidos á verdade, entregando-se ás fábulas. Tu, porém, sê sóbrio em todas as coisas, suportando as aflições, faze o trabalho de um evangelista, cumpre cabalmente o teu ministério”.

                        Pr. Marcos Antonio PIB Caxias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

liberaremos somente comentários pertinentes