3 de abr. de 2012

Eles precisam de Cristo, a paz que liberta.

Texto bíblico: Mateus 25:34-46

“Então dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai, possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo; Porque tive fome, e destes-me de comer; tive sede, e destes-me de beber; era estrangeiro, e hospedastes-me; Estava nu, e vestistes-me; adoeci, e visitastes-me; estive na prisão, e fostes ver-me. Então os justos lhe responderão, dizendo: Senhor, quando te vimos com fome, e te demos de comer? ou com sede, e te demos de beber? E quando te vimos estrangeiro, e te hospedamos? ou nu, e te vestimos? E quando te vimos enfermo, ou na prisão, e fomos ver-te? E, respondendo o Rei, lhes dirá: Em verdade vos digo que quando o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes. Então dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos; Porque tive fome, e não me destes de comer; tive sede, e não me destes de beber; Sendo estrangeiro, não me recolhestes; estando nu, não me vestistes; e enfermo, e na prisão, não me visitastes. Então eles também lhe responderão, dizendo: Senhor, quando te vimos com fome, ou com sede, ou estrangeiro, ou nu, ou enfermo, ou na prisão, e não te servimos? Então lhes responderá, dizendo: Em verdade vos digo que, quando a um destes pequeninos o não fizestes, não o fizestes a mim. E irão estes para o tormento eterno, mas os justos para a vida eterna.”

O tema acima foi proposto pela JMM (Junta de Missões Mundiais), campanha de 2012 e nos faz refletir profundamente sobre a necessidade das nações que precisam de Cristo, a paz que liberta. Mas como as nações conheceram a Cristo? Cristo cumpriu sua missão, subiu aos céus e prometeu voltar para buscar Sua igreja. Já não está entre nós. Ora, a igreja é a representante legítima de Deus na terra e foi instituída por Deus, sendo a igreja, responsável por levar a mensagem que liberta.  A igreja somos nós e está divida em dois grupos: ovelhas e bodes.
Pensando assim, vou refazer o tema para melhor compreensão da mensagem:
Eles precisam das ovelhas de Cristo, que anunciam a paz que liberta.
Por quê?
1º Porque as ovelhas são os Filhos de Deus, os salvos, os benditos do Senhor.
“Vinde, benditos de meu Pai, possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo” v.34

- As ovelhas são curadas espiritualmente;
- As ovelhas ouvem a voz do pastor, O seguem, porque O conhecem;
- As ovelhas são espiritualmente sadias, pois entram e saem e encontram pastagem;

Veja no evangelho de João 9:35 até 10:9

“Jesus ouviu que o tinham expulsado e, encontrando-o, disse-lhe: Crês tu no Filho de Deus? Ele respondeu, e disse: Quem é ele, Senhor, para que nele creia? E Jesus lhe disse: Tu já o tens visto, e é aquele que fala contigo. Ele disse: Creio, Senhor. E o adorou. E disse-lhe Jesus: Eu vim a este mundo para juízo, a fim de que os que não vêem vejam, e os que vêem sejam cegos. E aqueles dos fariseus, que estavam com ele, ouvindo isto, disseram-lhe: Também nós somos cegos? Disse-lhes Jesus: Se fósseis cegos, não teríeis pecado; mas como agora dizeis: Vemos; por isso o vosso pecado permanece. Na verdade, na verdade vos digo que aquele que não entra pela porta no curral das ovelhas, mas sobe por outra parte, é ladrão e salteador. Aquele, porém, que entra pela porta é o pastor das ovelhas. A este o porteiro abre, e as ovelhas ouvem a sua voz, e chama pelo nome às suas ovelhas, e as traz para fora. E, quando tira para fora as suas ovelhas, vai adiante delas, e as ovelhas o seguem, porque conhecem a sua voz. Mas de modo nenhum seguirão o estranho, antes fugirão dele, porque não conhecem a voz dos estranhos. Jesus disse-lhes esta parábola; mas eles não entenderam o que era que lhes dizia. Tornou, pois, Jesus a dizer-lhes: Em verdade, em verdade vos digo que eu sou a porta das ovelhas. Todos quantos vieram antes de mim são ladrões e salteadores; mas as ovelhas não os ouviram. Eu sou a porta; se alguém entrar por mim, salvar-se-á, e entrará, e sairá, e achará pastagens.”

Quando Jesus apresentou-se para o cego de nascença como Cristo, ele o adorou e creu no Filho de Deus.

Já os fariseus permaneceram no seu pecado. Por quê? Porque não O conheceram, estavam cegos espiritualmente e por isso não pôde ser guiado pelo Pastor Jesus.

- As ovelhas são reconhecidas pelo Pai como filhos;

“Quem vencer, herdará todas as coisas; e eu serei seu Deus, e ele será meu filho.” Apocalipse 21:7

- As ovelhas são salvas pela graça de Deus;

“Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie; Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas.” Efésios 2:8-10

*Note que os bodes estão próximos de Deus, mas não O conhecem, consequentemente não O obedecem e como não entram pela porta para achar pastagem, são fracos espiritualmente pois estão mortos em seu pecado.

Por isso que: Eles precisam das ovelhas de Cristo, que anunciam a paz que liberta.

2º Porque as ovelhas são cheias de fé
“...e destes-me de comer... e destes-me de beber... hospedastes-me... vestistes-me... e visitastes-me... foste ver-me...” v.35,36

- Ovelhas são salvas, criadas em Cristo e estão prontas para toda boa obra.
“Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas.” Efésios 2:10

- A fé que vem de Deus, é uma fé que se importa com as pessoas. Ovelhas sabem que se o pecador morrer sem Cristo, vai para o inferno, não haverá uma segunda chance e por isso aproveitam as oportunidades para cuidarem dos necessitados.

“Meus irmãos, que aproveita se alguém disser que tem fé, e não tiver as obras? Porventura a fé pode salvá-lo? E, se o irmão ou a irmã estiverem nus, e tiverem falta de mantimento quotidiano, E algum de vós lhes disser: Ide em paz, aquentai-vos, e fartai-vos; e não lhes derdes as coisas necessárias para o corpo, que proveito virá daí? Assim também a fé, se não tiver as obras, é morta em si mesma. Mas dirá alguém: Tu tens a fé, e eu tenho as obras; mostra-me a tua fé sem as tuas obras, e eu te mostrarei a minha fé pelas minhas obras. Tu crês que há um só Deus; fazes bem. Também os demônios o crêem, e estremecem. Mas, ó homem vão, queres tu saber que a fé sem as obras é morta? Porventura o nosso pai Abraão não foi justificado pelas obras, quando ofereceu sobre o altar o seu filho Isaque? Bem vês que a fé cooperou com as suas obras, e que pelas obras a fé foi aperfeiçoada. E cumpriu-se a Escritura, que diz: E creu Abraão em Deus, e foi-lhe isso imputado como justiça, e foi chamado o amigo de Deus. Vedes então que o homem é justificado pelas obras, e não somente pela fé. E de igual modo Raabe, a meretriz, não foi também justificada pelas obras, quando recolheu os emissários, e os despediu por outro caminho? Porque, assim como o corpo sem o espírito está morto, assim também a fé sem obras é morta.” Tiago 2:14-26

Veja bem, Abraão não foi justificado quando saiu da sua terra, nem quando nasceu Isaque, seu filho primogênito, da sua velhice, mais sim quando ele o ofereceu em sacrifício a Deus, sendo feito e chamado Amigo de Deus.

“Ao SENHOR empresta o que se compadece do pobre, ele lhe pagará o seu benefício.” Provérbios 19:17

*Note que no texto de Mateus 25:34-46, bodes e ovelhas tiveram as mesmas oportunidades, a de demostrar sua fé em Cristo, por meio das obras. Uma fé pratica. Os bodes nada fizeram, pois sua fé gira em torno de si.

Por isso que: Eles precisam das ovelhas de Cristo, que anunciam a paz que liberta.

3º Porque ovelhas tem o caráter de Cristo.
“E, respondendo o Rei, lhes dirá: Em verdade vos digo que quando o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes.” Mateus 25:40

- As ovelhas servem aos pequenos, aos necessitados, tal qual Cristo “que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus, mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens;” Filipenses 2:6-7. Foi humilde, obediente, atendendo pecadores, religiosos, ricos, pobres, mendigos, coxos, cegos, prostitutas, crianças e toda sorte de pessoas que estavam à margem da sociedade. Por fim, amou a humanidade e deu sua vida por ela.

- Assim são as ovelhas, que cheias do Espírito Santo, podem servir e amar os necessitados, pois ao procurarem com zelo os melhores dons, aprenderam um caminho ainda mais excelente: o AMOR.
“Portanto, procurai com zelo os melhores dons; e eu vos mostrarei um caminho mais excelente.” 1 Coríntios 12:31. Logo depois o apóstolo Paulo fala sobre o Amor em 1 Coríntios 13.

“Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança.” Gálatas 5:22

*Note que os bodes não serviram aos pequeninos, mas serviram aos grandes para seu próprio interesse. Bodes são extraordinários e normalmente estão em evidência. São ocupados demais para doar seu tempo, sua atenção. Mas receberam a resposta: “eu nunca vos conheci” Mateus 7:21-23. “E irão estes para o tormento eterno...”  Mateus 25:46

Pense nisso: “Uma igreja cheia de ovelhas, uma igreja missionária. Uma igreja cheia de bodes, uma igreja estagnada”

O desafio é:

Ovelhas que estão se doando ao máximo para a obra do Senhor, abençoando e alimentando vidas, cuidando dos necessitados, eu insisto: Continue... Você está no caminho certo!

Ovelhas que estão ocupadas demais com seus problemas, para se envolverem na obra do Senhor, estendendo as mãos aos necessitados e falando de Jesus, cuidado: Deus poderá te vomitar da Sua boca.

Bodes convertam-se ao Senhor.

Pr. Vagner Mello

Nenhum comentário:

Postar um comentário

liberaremos somente comentários pertinentes