“Cristo será, tanto agora como sempre, engrandecido no meu corpo, seja pela vida, seja pela morte.”
Introdução: Por quem você daria sua vida?
- Minha primeira resposta a essa pergunta é: Por ninguém. É um alto preço. Acho que não tenho coragem de pagá-lo. Mas ao analisar profundamente a pergunta, é possível sim. Eu morreria por alguém. A palavra de Deus que é verdade absoluta tem afirmado: “Porque apenas alguém morrerá por um justo; pois poderá ser que pelo bom alguém ouse morrer.” Romanos 5:7
- Dar a vida pelo bom. Com certeza essa pessoa ou até mesmo coisas têm algumas particularidades nossas, tais como:
- Nosso amor, confiança, intimidade, valores;
- Alguém ou coisas do tipo: sem eles não conseguiríamos viver. Se possível, não trocaríamos por nada nesse mundo.
Você e sua família foram convidados a participar de um sorteio para um reality show. Algo tipo: SHOW DO MILHÃO. O apresentador chama a atenção de toda platéia dizendo que naquela noite seria pago o maior prêmio da história de toda televisão. Eram exatos 10 milhões de dólares. Você e sua família estão na platéia. O sorteio começa. Todos os convidados estão roendo as unhas e torcendo, quando enfim é anunciado: o nosso participante desta noite é você! Todos o aplaudem. Você é levado até o palco e, de repente, uma assistente de palco entra empurrando o carrinho com os 10 milhões de dólares. Imediatamente o apresentador diz: Qual é o seu preço? O que você estaria disposto a fazer pelos 10 milhões de dólares? Todos se voltam para o telão onde a única opção acaba de ser lançada: você deve abandonar o Senhor. Então, faça a sua escolha!
- Amados irmãos, não sejamos hipócritas. A dúvida no coração mostra claramente que não somos tão do Senhor assim. Reflita. Não fazemos estas coisas como deveríamos:
- Não nos dedicamos e nem O amamos;
- Não Confiamos e nem O obedecemos;
- Não O conhecemos e nem temos intimidade com Ele;
- Não O adoramos e nem O valorizamos;
- Voltemos então ao texto de Filipenses 1:20b, pois ele mostra, claramente, o que devemos fazer, ou melhor, o que, realmente, o Senhor deseja de nós para que tenhamos a condição de dizer: Por Ti Darei a Minha Vida.
“Cristo será, tanto agora como sempre, engrandecido no meu corpo, seja pela vida, seja pela morte.”
1º) Cristo: minha, sua, nossa razão maior de viver. “Cristo será, tanto agora e sempre...”
- Jesus Cristo é o único assunto que verdadeiramente interessa a Deus.
“Porque nada me propus saber entre vós, senão a Jesus Cristo, e este crucificado.” I Co 2:2
- Deus não quer saber se você é: branco ou negro, rico ou pobre, analfabeto ou doutor, patrão ou empregado, casado ou solteiro.
- O que Deus quer saber é: se você compreende quem é Jesus Cristo, se já está morto para o pecado e vivo para Deus, se Jesus Cristo é sua vida, se é nova criatura, se quer servi-lo, se Ele é Senhor.
II Co 5:17 “Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.”
Gálatas 2:20 “Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim.”
Romanos 6:4 “De sorte que fomos sepultados com ele pelo batismo na morte; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos, pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida.”
Romanos 6:10 “Pois, quanto a ter morrido, de uma vez morreu para o pecado; mas, quanto a viver, vive para Deus.”
- Quando eu penso que homens e mulheres foram assassinados cruelmente por amarem a Jesus Cristo, questiono: Será que nascemos de novo e Cristo vive em nós? O texto bíblico diz:
“E dizia a todos: Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome cada dia a sua cruz, e siga-me. Porque, qualquer que quiser salvar a sua vida, perdê-la-á; mas qualquer que, por amor de mim, perder a sua vida, a salvará. Porque, que aproveita ao homem granjear o mundo todo, perdendo-se ou prejudicando-se a si mesmo? Porque, qualquer que de mim e das minhas palavras se envergonhar, dele se envergonhará o Filho do homem, quando vier na sua glória, e na do Pai e dos santos anjos.” Lucas 9:23-26
- Alguns supostos “cristãos”, não se parecem com Cristo e nem tem as marcas de Cristo. Já cortaram ou abandonaram a sua cruz. São amantes da própria vida. Por muito, muito, muito menos de 10 milhões de dólares têm vendido a própria vida aos prazeres, costumes, família, carro, trabalho, filhos, vícios, prazeres, namorados, maridos, esposas, farra e até mesmo à omissão.
Sabemos que o Senhor Jesus Cristo tem sido colocado em segundo plano, afinal o texto diz: “Aquele que quiser ganhar a sua vida, perdelá-a.”
De uma coisa eu sei: Jesus vivia nos mártires e os mártires viviam para Jesus.
2º) Cristo é exaltado na minha, sua e nossa vida. “engrandecido no meu corpo...”
- Voltemos um pouco no texto bíblico. Leiamos os versos de 12 a 14: “E quero, irmãos, que saibais que as coisas que me aconteceram contribuíram para maior proveito do evangelho. De maneira que as minhas prisões em Cristo foram manifestas por toda a guarda pretoriana e por todos os demais lugares; e muitos dos irmãos no Senhor, tomando ânimo com as minhas prisões, ousam falar a palavra mais confiadamente, sem temor.”
- Fiquem pasmos. As prisões do apóstolo Paulo e tudo que aconteceu em sua vida, após sua conversão, contribuíram para proveito (engrandecimento) do evangelho.
- Olhe a sua vida. Veja quantas oportunidades:
- Família, amigos, vizinhos e colegas;
- Casamentos, porta de emprego, carro, filhos;
- Cursos, faculdades, viagens e até mesmo férias;
- Templo moderno, pastor, escola bíblica, seminário entre outros...
Não vou nem citar as coisas ruins que também nos acontecem, mas o que estamos fazendo com tudo que recebemos do Senhor? Quais são as atitudes e ações que temos praticado nesses dias?
- Quando a situação é ruim, ficamos decepcionados, tristes, reclamamos e abandonamos o Senhor Jesus.
- E quando a situação é boa, favorável, também rapidamente o abandonamos, esquecendo-nos que Ele nos deu todas as coisas. Ele nos abençoou. Alguns se casam e perdem o fervor. Outros conseguem o tão sonhado emprego ou a faculdade ou até mesmo um curso, e o cansaço ou os trabalhos e as provas da escola já não permitem mais vir à igreja aos domingos. E mais ainda, a Bíblia fica desinteressante e a oração passa a ser coisa de quem não tem o que fazer. Isso é o fim!
- O que a sua vida, sua atitude e ação têm mostrado? Qual o fruto que está em ti: o do espírito ou da carne? Sua vida está guardada para a santificação ou para perdição? Suas obras são para a Glória ou para vergonha de Jesus Cristo? Você é uma extensão do Reino de Deus ou do mundo que está infiltrado na igreja?
Gálatas 5:19-22 “Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: prostituição, impureza, lascívia, idolatria, feitiçarias, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias, invejas, homicídios, bebedices, glutonarias e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o Reino de Deus. Mas o fruto do Espírito é: caridade, {ou amor} gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança.”
Tito 3:14 “E os nossos aprendam também a aplicar-se às boas obras, nas coisas necessárias, para que não sejam infrutuosos.”
João 15:1,2 “Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o lavrador. Toda vara em mim que não dá fruto, a tira (corta fora); e limpa toda aquela que dá fruto, para que dê mais fruto.”
Tito 1:16 “Confessam que conhecem a Deus, mas negam-no com as obras, sendo abomináveis, e desobedientes, e reprovados para toda boa obra.”
- O texto é extremamente claro: Se confessamos que somos do Senhor e não o glorificamos no nosso dia-a-dia produzindo frutos de justiça, pregando o evangelho, testemunhando da salvação e glorificando a Deus, estamos desviados da verdade, ou seja, cortados do reino.
3º) Submissão à autoridade de Cristo para cumprir a sua ordem. “seja pela vida, seja pela morte.”
- Vamos ler o texto até o versículo 22;
- Paulo está dizendo que está debaixo de autoridade e que ele tem uma missão a cumprir, ainda que o preço seja a morte.
- Essa mesma missão foi dada a nós e para cumprirmos precisamos nos submeter sem questionar.
I Pedro 2:8 “Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz;”.
Romanos 8:36-37 “Como está escrito: Por amor de ti somos entregues à morte todo o dia; Somos reputados como ovelhas para o matadouro. Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou.”
- O texto diz: “Por amor de Ti”, tem muita gente morrendo por muitas coisas e por muitos motivos que não são os de Cristo.
- Deus não virá buscar os moralmente certos, mas sim os que se submeteram a Sua autoridade e cumpriram a Sua missão aqui na terra.
E você, por quem você daria a sua vida?
Eu certamente, depois dessa exposição, escolho morrer pelo Senhor.
Eu certamente, depois dessa exposição, escolho morrer pelo Senhor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
liberaremos somente comentários pertinentes